O descaso provocando tragédias

Acidentes e fatalidades estão e irão continuar ocorrendo nas ferrovias.
O descaso das operadoras privadas, especialmente da ALL- América Latina Logística, que praticamente detém o monopólio da operação ferroviária, está concorrendo de modo decisivo para o alarmente aumento de acidentes ferroviários, provocando inclusive mortes, de trabalhadores e de outros.
A ALL optou por fechar diversos setores , entre eles oficinas, e a falta de manutenção da via permanente, dos auto de linhas, carretas, vagões e locomotivas, aliados a uma carga horária excessiva, exercida em péssimas condições de trabalho, levam a este resultado.
A empresa, sempre tenta colocar a culpa no elemento humano, tentando assim se eximir da responsabilidade dos danos patrimoniais, ambientais e de vidas que estão sendo ceifadas pelo desmonte do parque ferroviário.
Ano passado, em São José do Rio Preto, escancarou as reais condições que a operação ferroviária está sendo executado, porem, mesmo assim, a empresa insiste em mante-las, e àqueles que tinham o dever de coibir esta prática simplesmente fecham os olhos. A ANTT, não cumpre seu papel de fiscalizar, o governo tão pouco e o Ministério Público Federal parece não ter braços para alcançar tantas irregularidades e ilegalidades.
Neste ultimo mês, dentro da ALL, ocorreram tivemos duas mortes de trabalhadores e três esmagamentos de membros, além dos acidentes com derramamento de óleo e outros combustíveis, e outros que a empresa sequer registra por considerar leve, não se dando ao trabalho de cumprir a lei e proceder à abertura de CAT.
Há anos, o sindicato vem combatendo e denunciando o flagrante sucateamento das ferrovias e defendemos que a única saída possível de evitar tantas tragédias é a reestatização.

Plinio Mércio Baldoni
Coordenador Financeiro STEFBUMS