Nota Sindicato - MST

Liberdade Imediata para Jeferson Diego Gonçalves

Na madrugada de 26 de fevereiro – em pleno domingo de carnaval, o militante do MST da Regional de Iaras, Jeferson Diego Gonçalves, foi preso e levado para Lençóis Paulista. Há uma previsão que ele seja transferido a qualquer momento para o CDP do município de Avaí/SP.

Trata-se de um processo judicial resultante dos conflitos da luta pela terra, que chegou à fase de condenação a 4 anos e 8 meses pelo Tribunal de Justiça, com a determinação de cumprimento em regime semi aberto. No entanto, o companheiro foi preso em regime fechado, por determinação do Juiz da Comarca de Lençóis Paulista – SP.

Chamamos a atenção e pedimos a solidariedade dos companheiros e companheiras, pois o caso em específico é agravado pela conjuntura política do país que tenta calar os movimentos sociais, através da criminalização de militantes e ativistas.

Tal situação pode gerar uma onda de perseguições na região de Iaras /SP dado ao histórico de conflitos provocados pela escandalosa apropriação privada de cerca de 50 mil hectares de terras públicas, por grandes empresas do agronegócio como a Cutrale (laranja), Suzano, Lwarcell e Ripaza (madeira), Barra Grande, Tecnocana, Agricana e Terracana (usinas de cana de açúcar).

Além disso, a prisão de Jeferson Diego Gonçalves é uma demonstração do quanto à decisão recente de prisão em segunda instância é seletiva e direcionada aos pobres, negros e aos que lutam. Lutaremos para que todos presos e exilados políticos do MST e de outras Organizações sigam firmes no caminho das batalhas necessárias, em liberdade!

Por estas razões o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru e Mato Grosso do Sul manifesta sua solidariedade à luta dos companheiros e companheiras do MST, se dirigindo ao Juiz de Direito de Lençóis Paulista Dr. Mario Ramos dos Santos.

Plínio Mércio Baldoni
Coordenador Executivo