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Foi anunciado como sendo o "negócio do século" a possível implantação de um anel ferroviário no entorno de Bauru. O projeto foi apresentado pela ALL no último dia 19/11 no auditório da prefeitura. Muitas informações constantes no projeto não passam de mera propaganda enganosa para convencer os desavisados da viabilidade do mesmo.

Sou ferroviário, membro do Sindicato da categoria, e há muitos anos discutimos a questão dos transportes no Brasil, participando de encontros, seminários, ajudando a construir propostas que de fato possam ir de encontro aos interesses da nação e do povo brasileiro.

UM NEGÓCIO DO SÉCULO PARA QUEM?

De fato seria um grande negócio para a operadora privada ALL, que destruiu a malha recebida, e agora receberia recursos da união para construir três anéis ferroviários. Como o diabo mora nos detalhes, em cada anel ferroviário construído as operadoras privadas recebem gratuitamente em torno de 42 Kms de malha ferroviária nova.

Como são obras de grande volume e custos elevados um seleto grupo de grandes empreiteiras também ganhará muito dinheiro, além do que, as comissões destas obras vultuosas poderão irrigar o caixa de muitas campanhas eleitorais.

A última grande obra prevista para Bauru, e que também recebeu o pomposo título de obra do século, foi o anel viário sobre os trilhos da ferrovia que endividou a cidade, e depois de 20 anos terá somente uma alça concluída.

Junto com esta proposta, também se acenou com a possibilidade de remoção de toda infraestrutura de via permanente do centro urbano, para dar lugar "a grandes avenidas". Uma bestialidade sem limites, mas que vai de encontro aos interesses dos grandes especuladores imobiliários da cidade.

CONTRA A RETIRADA DOS TRILHOS

A discussão do anel ferroviário que comporte a intermodalidade e a multimodalidade dos transportes em nossa cidade e região pode ser discutida e debatida, porém, daremos um duro combate contra a retirada dos "trilhos" da zona urbana, pois este é capital extremamente valioso para que a cidade possa implantar um sistema de transporte urbano se utilizando do VLT- Veículos Leves Sobre Trilhos, que pode vir a se constituir na principal matriz de transporte urbano da cidade. Esta tem sido uma tendência em todo o mundo, pois é capaz de ofertar transporte público de qualidade e em quantidade.

Para que os interessados possam se aprofundar nesta temática, deixo o link do artigo PAÍS DESENVOLVIDO COM FERROVIAS, publicado no livro “Ferrovias e Desenvolvimento, Esse é o Caminho“, lançado em 2012.

Roque José Ferreira