Segurança atropelado por trem morre após ser arrastado por 50m

Um grave acidente de trem no final da manhã desta quarta-feira, em Cubatão, tirou a vida do segurança Marcelo Souza, de 39 anos, e deixou outras duas pessoas feridas. Elas foram atropeladas enquanto recolhiam grãos de milho, que há dias estavam espalhados na linha férrea, próximo à Vila dos Pescadores.

Vítimas foram socorridas para o Pronto Socorro de Cubatão. Bombeiros dizem que uma morreu no local
O acidente ocorreu por volta das 12 horas. Após a colisão, Marcelo foi arrastado por cerca de 50 metros, vindo a óbito imediatamente. Segundo testemunhas que presenciaram o acidente, as duas linhas férreas - uma sentido Santos e a outra sentido São Paulo - recebiam a passagem de trens.

O local foi interditado e será periciado. Circulação de trens foi suspensa temporariamente
Duas vítimas, ainda não identificadas, foram encaminhadas para o Pronto-Socorro Central de Cubatão, mas passam bem.

Equipes da Polícia Militar interditaram um trecho da Avenida Ferroviária, nas proximidades do imóvel de nº 800. O local será periciado e a circulação de trens foi suspensa temporariamente.

De acordo com informações do fotógrafo Ewerthon Gonzaga, que era amigo de Marcelo e estava ao lado da linha férrea no momento do acidente, a tragédia ocorreu, principalmente, por nervosismo da vítima.

Ainda baseado nas informações do fotógrafo, Marcelo e os amigos estavam na linha férrea 1 – sentido Santos – quando ouviram a aproximação da comitiva.

Assustados, os três pularam para a linha férrea 2 – sentido oposto. Ocorre que neste momento um outro trem passava pelo local. Com rapidez, os amigos se jogaram para fora dos trilhos. Marcelo, segundo Gonzaga, ficou estático e terminou atropelado. “Foi uma grande fatalidade. Mas uma fatalidade que não é a primeira e não será a última”.

Sobre o acidente ocorrido hoje, envolvendo uma composição de outra ferrovia, a assessoria de imprensa da MRS esclareceu que as condições da via e dos dispositivos de segurança no local (passagem de pedestres, passarela) são adequadas. “Não temos, no momento, informações sobre o estado das pessoas envolvidas nem sobre as causas do acidente”.

A empresa faz um apelo à população, lembrando que a presença de pedestres é proibida em qualquer ponto da malha e representa sério vetor de risco. “A travessia da ferrovia, a pé ou em veículos, só pode ser feita em passagens oficiais, e com o máximo de atenção. Pedimos que os aparelhos de segurança, especialmente as passarelas, sejam utilizados. Somente o comportamento adequado pode evitar acidentes”.

A ALL – América Latina Logística – lamenta o ocorrido e esclarece que o maquinista seguiu todos os procedimentos de segurança, acionando a buzina e os freios de emergência da locomotiva, mas não foi possível evitar o acidente. A empresa reforço que no local, há uma passarela para pedestres.

"Nos trechos onde a ALL detém a concessão, são realizadas campanhas de conscientização frequentes nos cruzamentos para minimizar o risco de acidentes. Somente em 2013, na região da Baixada Santista, foram mais de 50 ações como Campanha de Prevenção ao Surf Ferroviário, blitz nos cruzamentos com a ferrovia e palestras nas escolas e mais de 5 mil pessoas atingidas".

Fonte: A Tribuna de Santos